29/02/2008

NHOQUE DE FRANGO CAIPIRA


Ingredientes
- 1 kg de coxas e pedaços de peito de frango caipira
- 1 cebola pequena
- sal a gosto
- azeite de oliva a gosto
- 4 copos de molho de tomate
- óregano
- 1 kg de nhoque de batata (veja abaixo como preparar)
- queijo ralado a gosto

Modo de fazer o molho
Refogue bem as coxas de frango já temperadas com sal numa panela com azeite. Acrescente cebola bem picadinha a gosto. Deixe o frango douradinho. Junte então os três copos de molho de tomate e deixe cozinhar por 20 minutos em fogo brando. Não se esqueça que, além de apurar o molho, você estará cozinhando o frango. Quando estiver Coloque o nhoque para cozinhar, escorra e junte ao molho

Modo de fazer o nhoque
Você pode comprar o nhoque pronto ou fazer em casa. Se for fazer em casa, siga esta receita: coloque numa tijela 4 xícaras de chá de purê de batata. Você consegue essa massa cozinhando bem seis batatas grandes ou 8 batatas médias. Acrescente 2 xícaras de chá de farinha de trigo, 2 gemas e sal a gosto. Misture a massa muito bem.

Se você não tiver uma nhoqueira, improvise uma. Lave e enxugue bem um saco de plástico resistente. Numa das pontas, faça um pique, um orifício pequeno para saída da massa. Na outra extremidade, por onde você vai colocar a massa, faça um corte maior.

Ponha a massa no saquinho e esprema os quadradinhos ou bolinhas dentro de uma panela grande com água fervente abundante e um fio de óleo.

Retire com uma escumadeira os "nhoques" que vão subindo e coloque no escorredor de macarrão. Depois é só acrescentar o molho de tomate com frango. Se gostar, pode pôr queijo ralado em cima e gratinar no forno por mais 10 minutos. Fica uma delícia!

Nenhum comentário: