14/03/2008
CURIOSIDADES SOBRE A INDIA
Mumbai, a antiga Bombaim, é a capital do estado do Maharashtra, na Índia, e está localizada numa ilha frente à costa ocidental da Índia. Tem cerca de 18.874.000 habitantes. Foi cedida a Portugal em 1534 pelo sultão do Gujarate. Os portugueses, por sua vez, cederam-na aos ingleses em 1661, como parte do dote de casamento de Catarina de Bragança com o rei Carlos II.
A população do estado de Maharashtra era de 96.752.247, segundo os resultados do censo de 2001, o que o torna o segundo estado indiano mais populoso. Apenas onze países no mundo têm uma população superior à deste estado.
No século XVI, os portugueses denominaram esta zona de Bom Bahia, nome que seria adaptado pelos ingleses como Bombay. Em 1995 estabeleceu-se como denominação oficial Mumbai, já comummente usada nas línguas locais (embora muitos estrangeiros a continuem a chamar de Bombaim). O nome de Mumbai é, aparentemente, um epónimo derivado da deusa hindu local Munbadevi e de Aai, que significa «mãe» em Marathi, ainda que esta etimologia seja discutida.
Mumbai é o maior porto da costa ocidental da Índia e conta com um porto natural de grande calado. A população em 2004 era de 12,7 milhões, o que a converte na sexta cidade do mundo em tamanho. Se se contar com os que habitam nos subúrbios, a população chega aos 18,8 milhões.
Mumbai é a capital comercial da Índia e alberga instituições financeiras importantes, tais como o Banco da Reserva da Índia, a Bolsa de Mumbai e as sedes de numerosas empresas indianas. As oportunidades comerciais e o nível de vida, relativamente alto, têm atraído imigrantes de toda a Índia e do Sudoeste asiático, pelo que esta cidade é verdadeiramente multi-étnica. Em Mumbai localiza-se Bollywood, o epicentro da indústria cinematográfica e televisiva indiana e o maior produtor mundial de filmes. Este nome está inspirado no de Hollywood em Los Angeles, Califórnia. Mumbai é uma das poucas cidades que conta com um Parque Nacional dentro dos limites municipais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário