02/04/2008

CURIOSIDADES SOBRE A LUA


Ainda que companheira da Terra, a Lua contem numerosos mistérios, e a sua origem é ainda desconhecida. Pensa-se que tem cerca da mesma idade que a Terra, ou seja cerca de 4,6 mil milhões de anos. O seu poder ja era conhecido das culturas antigas. Descrita como à que tira e devolve a vida, e numerosas lendas relativas à criação têm a ver com os poderes complementares do Sol e a Lua.

A Lua tem um diâmetro de 3.476 Km, a sua gravidade equivale a um sexto de o da Terra. As suas crateras, que atingem até 240 Km de diâmetro, poderiam ser o resultado de impactos de cometas e de astéroïdes ou a sua actividade vulcânica. Os homens chegaram a Lua pela primeira vez em 1969; quase sem atmosfera e sem água, o nosso satélite não pode ocultar a vida - pelo menos sob a forma que conhecemos.


Devido à órbita da Lua ser eliptica, esta encontra-se entre 356.398 e 406.698 Km da Terra. O esquema da órbita significa igualmente que vemos sempre a mesma face. As temperaturas à sua superfície vão de -233 °C a noite à 127 °C ao meio-dia, quando reflete a luz do Sol em direção da Terra. É a conjunção Lua- Sol que cria a imagem do crescente ou da Lua Nova ; assistimos à Cheia Lua quando os dois estão alinhados. A Lua afasta-se da influência gravitacional da Terra de 3 cm por ano, também o comprimento do nosso ciclo diário aumenta imperceptivelmente cada ano.

Algumas pessoas (entre as quais Franz Bardon e os seus discípulos) pensam que a Lua e a Terra eram anteriormente um só e mesmo planeta. Existe uma terceira hipótese segundo a qual os dois planetas teriam sido formados juntos a partir de poeiras espaciais e de gases cósmicos.

Lendas:

Devido ao seu ciclo regenerativo, a Lua passava anteriormente por imortal: acreditava-se em muitas culturas que era para lá que as almas iam após a morte. Podia trazer chuvas benéficas ou provocar tempestades e desperdiçar as colheitas, também julgavam-na imprevisível e potencialmente perigosa. Atribuiam-na às Deusas lunares devido aos seus poderes ao mesmo tempo destrutivos e criadores.

Os espelhos estão muito presentes no folclore lunar devido ao seu poder de refletir e aparece ha muito tempo nas magias de divinação. Na Grã-Bretanha, no sécolo XIX, é cunhecido que as jovens usavam um espelho nas noites de lua cheia para verem que homem seria o seu noivo. Dois milenios antes já a sábia Thessalie tinha ensinado a Pythagoras a adevinhação pelo espelho e as sacerdotisas e óraculos das antigas civilisações usavam o reflexo da lua na água para a adivinhação.

Nenhum comentário: