02/05/2008

DICAS DE COMO GANHAR DINHEIRO COM A FOTOGRAFIA


COMO FAZER R$ 300,OO a R$1.000,OO POR SEMANA COM SUA CÂMERA!

Uma das maneiras mais fáceis de se fazer dinheiro extra é com uma câmera. Um maior número de pessoas possuem câmeras do que rádios, e a fotografia é o hobby que cresce com a maior velocidade no mundo. Usar uma câmera ainda é um instrumento de entrada de dinheiro extra altamente ignorada!

Com um pouco de imaginação, uma tendência artística e uma pequena habilidade para vender, o homem ou a mulher comuns, ou até mesmo um adolescente, pode fazer um dinheiro extra de R$ 1.000,00 por semana com sua câmera.

Você também não precisa ter uma das mais populares e caras, ou caros anexos e equipamentos. Em muitos instantes, uma Polaroid ou outra câmera simples servirá às vendas perfeitamente. O único pedaço de equipamento extra em que você deve querer investir seria um tripé para montar a câmera em algumas situações.

Assim como milhares de pessoas procuram por um grande controle em cima de seu destino financeiro, o sonho de um trabalhador independente tornou-se mais viável do que nunca. Só a idéia de lançar um pequeno negócio para tornar-se seu próprio chefe e obter independência financeira, leva muitas pessoas a arriscar a poupança de suas vidas inteiras numa única invenção.

O espírito empreendedor é, claro, uma parte de uma ótima tradição nacional. O problema é que muitas pessoas dedicam muito de seu tempo a idéias mal pensadas e a altos riscos e aventuras que proporcionam pouca chance de sucesso.

Sempre há alguma aposta envolvida quando você começa um negócio, seja seu investimento de R$ 50,00, R$ 500,00 ou mais. Mas uma vez que você tenha começado a ver seu negócio como uma “aposta”, a sua chance de perder aumenta muito! Os empreendedores mais astutos e bem sucedidos sabem que lançar um negócio funciona melhor quando você torna princípios que colocam as chances de ganhar em seu favor.

Tome aquilo que você já aprendeu e construa seu negócio em volta disso

Se você decidir entrar nos ranks de fotógrafos free-lancers independentes descobrirá, em breve, que não há mistério algum em ser capaz de fazer milhares de reais todo ano. Esqueça a noção de poder abrir um negócio só por ter uma câmera largada por aí, sobre a qual você sabe um pouco ou quase nada a respeito.

Se você tentar o casual “aprender no trabalho”, em relação à fotografia, seus competidores aumentarão seus erros, promovendo os clientes a se desviarem de seus produtos e serviços. Então seu negócio estará começando devagar no momento em que você adquirir o conhecimento que precisava para tornar-se bem sucedido.

Nunca espere ser pago pelas pessoas enquanto você exercita com elas e desperdiça seu tempo e dinheiro. E nunca se comprometa a fazer algo que não seja capaz. Ser honesto com você mesmo e com seus clientes será seu lucro no seu empreendimento.

A melhor abordagem para começar seu negócio free-lancer de fotografia é começar devagar e construir uma base de conhecimento e experiência. Em outras palavras, tome o conhecimento presente que você tem com sua câmera e construa uma empresa em volta disso. Comece oferecendo um serviço particular onde você pode ser competitivo desde o primeiro dia que estiver aberto para o negócio

Você não tem que abrir um estúdio com uma elegante mobília provincial francesa, cristaleiras e quadros caros nas paredes para entrar num negócio free-lancer como fotógrafo. É justamente o contrário: você nem precisa de um estúdio!

A quantidade de dinheiro que você vai ganhar vai depender de quanto tempo dedicar ao seu negócio. A beleza de ser um fotógrafo free-lancer é você poder criar seus próprios mercados e estabelecer suas próprias metas. Se entrar num negócio free-lancer com a intenção de ganhar um dinheiro extra trabalhando nos fins de semana, deveria ser capaz de fazer de R$ 1.000,00 a R$ 2.000,00 por semana, se não fizer nada mais do que fotografar casamentos seguidos de pacotes de negócios. Se decidir entrar no negócio por tempo integral, então poderá ganhar por volta de R$ 50.000,00 ou mais, dependendo de sua especialidade.

Isso realmente uma coisa muito importante; você deve ter a habilidade de usar seu equipamento para produzir uma boa fotografia. As pessoas estão dispostas a pagar muito bem se você produzir resultados de boa qualidade. Elas não gostam de pagar por um trabalho pobre que não seja agradável ou efetivo.

Ser bem sucedido é vender o que você já sabe para produzir

Neste relatório estamos supondo que você já saiba alguma coisa sobre operar uma câmera, tirar fotografias, exposição, iluminação, composição e procedimentos de sala escura. Aí está o final da produção. Transformar esses conhecimento numa fotografia vendável é o próximo passo.

A primeira regra a ser lembrada é a de que, se você está oferecendo um trabalho e não sabe sobre até mesmo o básico, seria melhor dizer “não, obrigado” e contar ao seu cliente a razão de estar passando adiante. Conte-lhe a sua especialidade no momento. Quando aparecer o próximo trabalho, você já terá estabelecido uma reputação de ter sido honesto e a mesma pessoa voltará; primeiro porque ela respeita sua honestidade e segundo porque se você diz que pode fazer um trabalho é porque pode realmente.
Faça propaganda de seu trabalho num portifólio

Faça um portifólio de qualidade com impressão de 8 x 10 para mostrar aos seus clientes potenciais. Isso deve consistir de impressões tanto em cores como em preto e branco. Monte essas impressões de 8 x 10 em atrativas molduras de 11 x 14. Dessa maneira você pode incluir algumas impressões de 11 x 14 também (todas as medidas são em polegadas 2,54 cm).

Um portifólio completo deve incluir alguns slides de 35 mm. Coloque-os em folhas próprias para isso, que podem abarcar 20 slides. Se você tem a intenção de produzir transparências de 24 x 22 para contratos comerciais e industriais, essas folhas são viáveis.

Quando estiver satisfeito com seu portifólio, chame agências de propaganda e mostre ao diretor de arte sua capacidade. Marque encontros com diretores de arte e moda de lojas de departamento e butiques. Mostre negócio em firmas industriais e considere de antemão como seus departamentos de propaganda e relações públicas poderiam utilizar seus serviços.

Esteja preparado para mostrar seu trabalho a qualquer pessoa e a qualquer hora. Todo mundo pode ser um cliente potencial e você nunca saberá quem será o próximo a estar precisando de seus serviços. Carregue seu portifólio no carro sempre. Se tiver orgulho de seu trabalho, mostre-o! Faça da propaganda uma parte do seu cotidiano.

Saber o que cobrar pelo seu trabalho

A primeira coisa a ser lembrada é que você não vai entrar num negócio para deixá-lo. Ser justo a você mesmo e aos seus clientes é o princípio que você deve seguir quando estiver colocando seu preço. A maneira de fazer isso é determinar a quantidade que vai lhe recompensar adequadamente ao seu tempo, talento e investimento em equipamentos básicos de trabalho a trabalho. Não caia na armadilha de pedir menos pelos seu trabalho porque você não está trabalhando dentro de um estúdio, ou não possui equipamentos caros e novos em folha. Você ainda tem despesas gerais!

Nas horas em que suas despesas parecerem intermináveis, enquanto você paga por acessórios de foto, acessórios de correio, propagandas, despesas de viagens, água e eletricidade, no caso de utilizar sua sala escura, equipamentos e acessórios da sala escura, taxas, licenças de negócios, papéis de negócios, custos de portifólio, cartões de negócios e depreciações no seu veículo e equipamentos de fotografia, nunca se deixe convencer por ninguém que você deveria trabalhar por menos porque não possui despesas gerais.

A decisão de quanto pedir pelo final de seu trabalho é algo que você deve decidir por si mesmo. A área em que você vive, a economia desta área, a competição e quanto você precisa são todos fatores de influência.

Essas são as duas maneiras básicas de avaliar sua remuneração:

Você pode cobrar por cada fotografia individualmente ou por trabalho. Num trabalho você deveria saber exatamente quantas fotos eles requereriam e levariam em conta pelas diferenças na sua quota de preço;
Você pode cobrar por hora de trabalho o que compensa pelo seu tempo e talento. Sua taxa cobrada por hora não inclua os rolos de filme que você fotografa, cópias, processamento ou impressões pedidas pelo seu cliente. Sua taxa por hora é somente o seu tempo, começando da hora em que você saiu de casa até ter terminado seu trabalho e voltado para casa. Em alguns casos, cobrar pela hora não seria prático. Por exemplo, seções de dança, pacotes de graduação, escolas de dança ou pequena liga de times. Por outro lado, fotos comerciais, onde você pode ser chamado para tirar uma foto individual que acabe levando de 1 a 2 horas para ser feita, não pagaria o suficiente se você tivesse pedido pela foto.

Ganhe R$ 50.000,00 por ano trabalhando um dia por semana!

Sendo uma economia boa ou má, uma coisa é certa - sempre existirão casamentos e trabalho para fotógrafos free-lancers. A propaganda boca-a-boca funciona bem independente do produto ou serviço que você estiver vendendo. Mas ela funciona especialmente bem se você for um fotógrafo no negócio de fotos para casamentos. Quando uma noiva fica satisfeita com a qualidade de seu trabalho, pagará R$ 1.000,00 pelo seu tempo, talento, álbuns para cada um dos casais de pais dos noivos, fotos de parede e seu álbum. Mas é em seu álbum que todo mundo que ela sempre conheceu, ou vai conhecer. Que todo mundo será convidado para olhar.

A maior parte de seu trabalho virá de referências dadas pelas noivas que ficaram felizes com o seu trabalho. Você também pode promover o seu trabalho, no entanto, mostrando amostras do seu trabalho para floristas, lojas de noivas, boutiques, e buffets que normalmente tem muitos negócios relacionados a casamentos. Somente conte-lhes que você ficaria feliz de mandar-lhes o seu trabalho, se eles fizerem o mesmo.

Sempre assine contrato com a noiva de modo a não existirem desentendimentos. Especifique exatamente as fotos que serão tiradas e de quem. Sempre inclua um “Parágrafo Dispensa” que coloque que você não é responsável pelas perdas de fotografias resultantes de mau funcionamento da câmera, acidentes no desenvolvimento, ou filme perdido no envio pelo correio. Você também deve incluir um “Dispensa Modelo”, que dará a você o direito de usar qualquer uma das fotos como amostras de compras de propagandas.

Calculando sua remuneração

Tenha certeza de que a noiva tenha entendido completamente o que é a sua remuneração e o que ela pode esperar de receber como serviço. Existem muitas maneiras através das quais você pode colocar o seu preço nos casamentos:

Ofereça um pacote completo que inclua uma foto do casamento no jornal, um porta-retrato formal da noiva e uma cobertura do ensaio, festa, casamento e recepção;
Cobertura da festa de ensaio do casamento e da recepção;
Casamento e recepção;
Só o casamento.

Casamentos podem ser uma mina de ouro. Não é incomum que um pacote completo que inclua um álbum 8 x 10 para a noiva e um álbum 4 x 5 para cada casal de pais faça R$ 1.000,00 ou mais. Muitos fotógrafos pedem no mínimo R$ 500,00 pelos casamentos. Até mesmo se você fizer dois casamentos, por fim de semana, no mínimo pode fazer facilmente R$ 52.000,00 por ano. Dois pacotes completos de casamento, por semana, faria mais de R$ 100.000,00 por ano. Isso é que é trabalhar um dia por semana! Agora imagine quanto dinheiro você poderia fazer trabalhando em tempo integral!

Outros trabalhos de free-lance que podem trazer muito dinheiro a você! Recitais de escola de dança

Recitais de dança acontecem somente uma vez por ano, mas tirar fotos de lindas crianças em suas fantasias pode significar um aumento substancial de sua conta no banco. Escolas de dança existem em todos os lugares e de todos os tamanhos. Oferecendo um pacote de uma 8 x 10, duas 5 x 7, quatro fotos de carteira e uma foto 5 x 7 da classe, você pode fazer, em qualquer lugar, de R$ 1.000,00 pelas classes menores até R$ 5.000,00 pelas classes de 400 a 500 alunos. Se você responsabilizar os professores por posar os alunos e oferecer uma pose por criança, pode fotografar as maiores classes em apenas alguns dias.

Fotos de esportes de crianças

Esportes de crianças, como pequena liga de baseball, futebol, hipismo e basket oferecem uma oportunidade muito lucrativa de fazer um dinheiro fácil e à vista para um fotógrafo free-lancer. Todos os times (e as centenas de pais que os assistem) querem fotos do grupo e individuais de todos os jogadores. A maioria das ligas terão no mínimo 8 a 10 times, com mais de 30 crianças num time, dependendo do esporte. A pessoa a ser abordada para trabalhar por arranjos para uma seção fotográfica seria o técnico, um diretor, comitê ou responsável. Lidar com uma pessoa só funciona melhor. Cheque com o departamento de recreação da cidade ou do Estado. Eles saberão quem estará usando suas facilidades.

Fotografia de casas, apartamentos e de arquitetura

Alguns de seus melhores clientes podem ser agentes de imobiliária, contratadores comerciais e residenciais e arquitetos. Agentes de imobiliária sabem que fotografias são mais efetivas em fazer propagandas de casas ou negócios do que um classificado típico. Fazer toda a listagem de um imóveis pode aumentar sua renda substancialmente.

Fotografias de seguros

Empresas seguradoras reembolsarão um plano de seguros de um proprietário somente por aqueles itens que tiverem documentado. Cada vez mais, os regulamentadores estão impulsionando seus clientes a fotografar tudo que é coberto pelo seu seguro em suas casas ou negócios. É difícil argumentar com um inventário fotográfico e, por essa razão, as pessoas pagarão para que você fotografar suas propriedades e organize-as em uma caixa de depósitos segura.

Organize um serviço de fazer um inventário fotográfico de seguros e negócios do tipo. Com essa idéia, você contata empresas de seguros e determina se elas aprovarão e endossarão as fotografias que você tirar dos planos de seguros de casas, negócios pessoais e negócios de reclamação a respeito de propriedades. Muitas aprovarão e, através delas, trabalhando também com a ajuda de um agente segurador da própria agência ou por conta própria. Entre em contato com os donos das propriedades e venda a idéia de tirar fotografias dos bens de decoração e outros objetos da casa que eles tenham colocado no seguro.

Você tira fotos - um inventário dos bens na forma de fotos endossados e de tudo que eles estejam reivindicando ou gostariam de colocar em reivindicação numa apólice de seguros - e então identifique as fotografias, dando um jogo delas para o dono da propriedade e outro jogo para seu agente segurador ou para a empresa.

Inventários de fotos de propriedades de decoração e pessoais ainda é um negócio novo, mas em todos os lugares nos quais ele tem sido introduzido é definitivamente comprovado de ser uma super fonte de renda para as pessoas que tenham vontade de se apressarem em ganhar.

Porta retratos de família

Quando você tirar retratos de famílias, é melhor que não utilize um estúdio. As pessoas sempre agem e parecem mais naturais quando estão em seus próprios lares ou quintais. Os animais de estimação da família também são fáceis de serem incluídos quando estão aos arredores da família. Você pode divulgar seu próprio serviço “fotografia em área exterior” de porta-retrato de família no jornal de Domingo. Note o fato de que eles não terão nem mesmo que deixar seus confortos e privacidade de suas casas, porque você irá até eles. Cobre um taxa inicial, o que inclui o primeiro porta retrato (16 x 20 e 20 x 24 não são incomuns) mais despesas de viagem e outros custos de fotografia. Promova sempre porta retratos com cartões de Natal dos quais serão oferecidos pelas etiquetas.

Igrejas e Sinagogas

Quando os membros da Igreja tornam-se velhos o suficiente para se tornarem membros regulares, eles são confirmados e admitidos oficialmente na Igreja. As Igrejas sempre querem grupos de fotos da classe inteira, mais fotos individuais de cada família. Um bar mitzvah na fé Judaica é parecido com o de ser confirmado. Quando um garoto completa 13 anos, torna-se então um membro reconhecido de sua religião e a Sinagoga numa cerimônia especial. Com uma confirmação e um bar mitzvah há ocasiões muito alegres que são seguidas por uma recepção pela família, amigos e membros religiosos.

Shows de animais e porta retratos de animais de estimação

Animais de estimação e outros animais adicionam-se a um negócio multibilionário na América. O que os donos de animais gastam todo ano em comida, tratamento, lugar para o animal sentar, andador, produtos de saúde e acessórios é de ficar espantado. Ofereça seus serviços como um fotógrafo de animais de estimação e outros animais e eles também comprarão de você. Existem fotógrafos free-lancers que fazem uma boa qualidade de vida indo somente de um show a outro que destaque cavalos, gatos e cachorros. Entre em contato com seu veterinário local, que poderia ser capaz de lhe providenciar os nomes e endereços de patrocinadores dos vários shows e organizações.

Negociantes de antiguidades e leiloeiros

Alguns negociantes de antiguidades tem fotos tiradas de seus itens para vender, e mandam as fotos ou slides coloridos de partes especiais ou diferentes para outros negociantes ou clientes. Quando leiloeiros são contratados para leiloarem itens de um estado, falência, um grande negócio ou indústria, ou qualquer outro trabalho que tenha itens de valor em suas listas de venda, eles usarão freqüentemente slides coloridos para TV, anúncios classificados, brochuras e outras fatias promocionais.

Cursos de golfe e clubes de campo

Você pode fazer algum dinheiro fácil fazendo parceria com um clube de golfe ou clube esportivo para ter fotos de ação tiradas de jogadores de golfe quando houver torneios e tiver muita gente. Organize sua câmera deixando-a pronta para algumas fotos de ação enquanto cada jogador dá seu golpe.

Fotos de crianças e pônei

Voltando aos anos 40 e 50, os fotógrafos viajariam pelo país e iriam de porta em porta. Por uma remuneração extra, as crianças poderiam colocar um chapéu de cow-boy, coletes e feno e subir num pônei mansinho para terem suas fotografias tiradas. Tudo o que você deve fazer é alugar um pônei manso, ter umas três peças (um tamanho serve para todas as crianças) de roupas de cow-boy e um assistente presente no caso do pônei se tornar arisco, ou da criança decidir pular do pônei. Então faça uma parceria para aparecer em festivais de “dias loucos”, festivais, carnavais de escola, reuniões de família, promoções de shopping centers, paradas ou qualquer outro lugar onde as muitas pessoas aparecem reunidas.

Fotografando escolas e bandas comunitárias

Faça parceria ou acordo com a banda ou o clube para tirar fotos coloridas da banda e de seus membros. Mande pelo correio amostras de impressões para diretores de bandas fora de sua região e arranje encontros para mostrar seu trabalho e explicar as ofertas do pacote e remuneração.

Fotos de graduação

Entre em contato com o consultor de classes avançadas e faça um acordo para tirar fotos de alunos avançados em suas capas e gorros enquanto exercitam antes da cerimônia de graduação verdadeira. Se não tiver um portátil, use cortinas do palco. Pegue emprestado um diploma da escola que cada graduante possa segurar.

Fotografias dentro de lojas

Uma das idéias mais fáceis é visitar uma loja de roupas de criança em um de seus movimentados shopping centers, ou o departamento infantil em uma de suas grandes lojas de departamento. Venda ao gerente ou ao dono da loja a idéia de se colocar num canto da loja ou departamento e tirar fotos das crianças compradoras. Ele pode promover o fato de você estar na loja tirando fotografias por preços especiais durante algumas horas - talvez nas tardes de Sexta-Feira ou o dia inteiro nos Sábados - nas propagandas dele, de maneira que ele patrocine suas figuras em sua loja por causa de você. Você pode chamar a atenção a sua organização de “estoque” e gerar maiores negócios com poucas idéias promocionais de merchandising.

Você precisará de uma folha ou parte do material ou uma certa coleção imaginativa num segundo plano. Mas isso você pode fazer facilmente por conta própria. Você também deve ter um poster bem chamativo, que chame a atenção ao que você faz e os preços que você está pedindo. A não ser que você seja um artista comercial, gaste dinheiro para ter essa qualidade gráfica das matérias. A próxima e última coisa necessária será um recibo feito de duas partes ou cupom.

Isso pode ser um simples pedaço de papel de 5 cm de largura por 12 de comprimento. Do lado esquerdo desenhe linhas aos seus clientes para preencherem com seus nomes, telefones e endereços. Você também deveria querer incluir um espaço para informações adicionais como o nome das crianças da família, suas idades e quantidades para futuros esforços, mas mantenha-se breve e simples.

Ao lado direito do cupom tenha seu nome de negócios, endereço e número de telefone. Mais uma linha rápida a respeito de diferentes tipos de fotografia que você pode oferecer, e talvez um slogan de negócios como “Satisfação Garantida ou então Você Não Paga”.

Para adicionar um pouco mais de classe nesse cupom, pegue o resumo básico dessa idéia até uma loja instantânea de impressão. Conte-lhes o que você deseja; mostre-lhes o seu resumo; e tenha tudo datilografado por eles. Então ponha uma borda caprichada em volta de todo o cupom e o imprima em papel colorido. A melhor cor de papel para isso é de uma nota de dólar com gradação de cor verde. Se você quiser dar a isso inda mais classe, você poderia ter o cupom imprimido em verde, um cartão de estoque leve. Você vai querer dividir o lado de “informação” desse cupom do lado do “cartão de negócios” com uma linha pontilhada e perfurações.

Se você dispôs esse cupom de maneira propícia, deveria ser capaz de pegar sete deles num pedaço de papel A-4 ou cartão de estoque. Isso significa que a impressora pode imprimir e cortar 7.000 deles por volta do mesmo preço de imprimir 1.000 circulares ou folhetos. Na sua impressora, negocie pela melhor divisão, mas no final, isso não deveria custar mais de R$ 60,00 por todos os 7.000 cupons que virão desses 1.000 pedaços de papel ou cartão de estoque.

Agora, quando você pega a foto de alguma pessoa, independente de ser uma organização comum ou fora do setor da sua atividade, ou até na rua, você dá ao seu cliente um dos cupons-recibos e conta-lhe que sua impressão ficará pronta em poucos dias. Ele preenche a parte de informação do cupom e lhe devolve, ficando com a porção do seu “cartão de negócios”.

Quando as impressões estiverem prontas, você pode telefonar para seu cliente e lembrá-lo - oferecendo-se para entregar e pagar; mande-lhes através do correio com uma conta a pagar ou entre em acordo com uma loja para tomar conta deles até que as pessoas chamem por eles e paguem no mesmo momento.
A maioria das lojas, dentro de boliche e outros negociantes a varejo, ficarão gratos em dar suas partes disso para você, porque isso traz os clientes de volta aos lugares de negócios e providencia outras oportunidades de venda para eles. Por via das dúvidas, esteja certo de incluir uma circular de propaganda com cada jogo de fotos que você entrega. Essa circular deveria explicar como o cliente pode obter mais impressões, como pode obter ampliações de suas fotografias favoritas e detalhes falando sobre todos os outros serviços de fotografia que você oferece. Nos parágrafos seguintes nós damos os pontos de especial interesse de algumas idéias que têm funcionado bem, mas você deve manter seus olhos abertos para observar idéias promocionais adicionais que podem ser adaptadas para caber bem ao seu negócio.

Você deveria visitar todas as casas de festas para crianças e contar aos seus donos a respeito dos seus serviços como fotógrafo. Quando tiver uma festa de aniversário, ele irá convidá-lo para tirar fotografias.

Outro lugar muito importante para prospectar seus serviços. Buffets e halls de eventos para casamentos e outros eventos. Deixe o dono saber de seus serviços e você será considerado como um fotógrafo para o próximo evento.

Hotéis e convenções ou seminários. Muitos seminários estão tomando espaço por toda a cidade e você deveria estar nesses lugares para tirar fotografias. Você deveria apresentar-se para a pessoa responsável pelos eventos no hotel e contar-lhe a respeito de seus serviços e experiências. Você deveria sempre oferecer a esta pessoa uma parceria se ela recomendar você ao trabalho e também sempre manter sua palavra e pagar sua parte. Você pode oferecer-lhe 10% do seu lucro ou apenas um cálculo arredondado como R$ 50,00 se for contratado por ela.

Eu vejo com muita freqüência festas de aniversário sendo feitas em restaurantes. Isso também poderia ser uma outra excelente oportunidade de fotografia e o dono do restaurante deveria informá-lo, quando possível, da oportunidade.

Vista um ajudante numa roupa de palhaço e tire fotos das crianças no colo dele ou com ele pondo seu braço em volta das crianças. Ponha um quadro de propaganda de sanduíche num ajudante e faça-o caminhar pelo shopping center fazendo propaganda do fato de você estar na Loja de Crianças tirando fotografias.

Promova um concurso de “Bebê do Ano” onde você tira fotos dos bebês, disponha as fotos num “quadro de amostra” e ofereça um cachê de R$ 100,00 mais o preço de merchandize num grande desenho no final do ano.

Organize uma barraca num meio arborizado e promova “Foto instantânea”. Seja um fotógrafo andante e tire fotos espontâneas de fregueses e promova um concurso de “O freguês do ano”. Trabalhe com um palhaço e tenha-o “grudado” às crianças e pergunte se elas gostariam de tirar fotos com ele. Crie um jogo portátil barato, como um avião, um carro de corrida, cumprimentando uma pessoa famosa numa cena ou “figuras de balão” e tire fotografias de pessoas de pé ou nesses jogos.
Vá até um jogo de futebol e tire fotos dos jogadores. Vá até os centros de boliche e tire fotos espontâneas dos jogadores em ação. Faça o mesmo sempre que tiver um evento de esportes acontecendo. Esteja no lugar certo e sempre pronto que houver uma oportunidade de tirar fotos de times.

Você deveria seguir ou contratar alguém para seguir uma Pequena Liga de Times, através de sua estação e tirar fotos espontâneas e de ação. Você deve então colocar as melhores fotografias num álbum de fotos com o nome do time e o ano na frente. Você deveria ser capaz de vender um desses álbuns para cada membro do time.

Também existe a idéia de “apenas sair andando pelo parque” numa tarde de domingo. Você pode tirar espontâneas e interessantes fotografias de casais, crianças e pessoas em geral passando o tempo com seus parentes.

Não perca de vista os anúncios de novos nascimentos. Mande literatura de propaganda para as novas mães e siga com esforços de novos telefonemas para organizar fotografias de recém nascidos.

Não perca de vista as notícias de casamentos nos jornais dos fins de semana. Mande suas literaturas de venda para noivas e siga com esforços de telefonemas para tirar fotos de casamentos.

Uma vez que você tenha decidido usar sua câmera para gerar rendas extras e seja isso o que você realmente pretende fazer, saia e use sua câmera, comece a tirar fotos e dê a si mesmo a oportunidade de criar. Dê a si mesmo essa chance e você rapidamente vai ser implorado a pensar em muitas centenas de idéias para tirar fotografias, idéias de merchandising para promover seus serviços e ângulos de venda para aumentar seus lucros.
O mais importante é começar, independente do quanto pequeno você começar, e comece a seguir a idéia de que isso ainda é sua infância. Essa idéia que pode produzir novos conceitos para o lucro de cada dia da semana. Uma idéia que pode ser divertida, assim como também ter retorno financeiro para você! Você tem a idéia e o plano - o resto é por sua conta. Você pegou a bola; agora corra com ela!

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