05/06/2008

RECEITAS DO DIA


Sushi

Ingredientes
(quantidade suficiente para um rolo)

Massa
- 80 g de arroz para sushi (shari) (veja abaixo)
- ½ folha de nori (alga)
- 2 g de wasabi

Recheio

Modo de Preparo

Corte a folha de nori ao meio seguindo as linhas horizontais. Coloque a folha de nori (com o lado áspero para cima) em cima da esteirinha (sudare ou makisu). Espalhe o arroz deixando um espaço de um centímetro nas bordas de cima e de baixo. Passe o wasabi. Coloque o recheio no meio. Segure juntas a alga e a esteirinha com o indicador e o polegar e o recheio com os outros dedos. Enrole cobrindo o recheio deixando a margem de alga mais longe de você descoberta. Levante a esteira e vire mais uma vez para selar o rolo. Molde o sushi em forma quadrada. Corte o rolo no meio, junte e corte em três formando seis pedaços.

Dicas
- Não utilize água para fechar o sushi, a própria umidade do arroz é suficiente para faze com que a alga grude.
- Espere alguns instantes para cortar o rolo para que a alga não se solte.
- Não aperte o sushi muito forte na hora de enrolar, senão ele ficará duro.
- Alguns recheios para o sushi: Atum, salmão, kani, pepino, takwan (nabo em conserva), kampyo (abóbora d’água), nato (soja fermentada).
- Use a imaginação e invente o seu próprio recheio;

Arroz Para Sushi (Shari)

Ingredientes

- 5 xícaras de arroz japonês
- 5 xícaras de água
- 1 xícara de tempero (Amasu) - (veja abaixo)


Modo de Preparo
Coloque o arroz em uma peneira grande, dentro de uma bacia com água e lave esfregando os grãos levemente para que não quebrem por 40 vezes. Troque a água e repita a essa operação mais duas vezes. Coloque o arroz em uma panela funda, junte a água e ponha para cozinhar em fogo alto até levantar fervura. Quando ferver espere dois minutos, abaixe um pouco o fogo e deixe cozinhar por quatro minutos em fogo médio. Após isso abaixe o fogo e deixe mais vinte minutos. Quando estiver pronto, coloque o arroz em um recipiente grande e espalhe o tempero por cima. Revolva o arroz com movimentos rápidos, cuidadosamente para não amassar ou quebrar os grãos. Abanane o arroz para forçar o esfriamento e dar a liga enquanto ele é revirado. Depois de frio cubra com um pano úmido até o momento de ser usado.

Amasu (Tempero para o Arroz)

Ingredientes

- 500 ml de vinagre de arroz ou neutro
- 500 ml de açúcar
- 50 ml de sal

Modo de Preparo

Coloque todos os ingredientes em uma panela e dissolva sem deixar ferver.




Sushi: Bolinho de arroz coberto por uma fatia de peixe crú.
Existem vários tipos de sushi ou variações, entre eles: niguiri-zushi, maki-zushi, uramaki, hosso-maki, futomaki e assim por diante.

Niguiri-zushi: é o comumente chamado de sushi. O bolinho de arroz é feito pelo apeto de uma das mãos (a direita) coberto por uma fatia de peixe crú.

Maki-zushi: Maki significa enrolar. Este sushi é enrolado em uma folha de algas com uma esteira de bambus. O recheio é variado.

Uramaki: Uma variação do maki-zushi. A alga em vez de ficar por fora, é enrolada por dentro.

Hosso-maki: Hossoi quer dizer fino. O sushi é enrolado com meia folha de alga.

Futomaki: Futoi quer dizer grosso. Possui um recheio generoso. Se torna impossível de comer em uma só vez.

Nenhum comentário: