O presidente eleito dos EUA, Barack Obama, afirmou esta quarta-feira, durante o seu discurso de vitória, que "a mudança chegou finalmente à América".

Perante uma plateia com milhares de apoiantes, Obama "garantiu que seria impossível estar hoje onde está sem o apoio da pessoa mais importante da sua vida", a sua mulher Michelle Obama.
"O senador McCain é um homem corajoso que lutou pelo nosso país e sofreu muito mais do que podemos imaginar em nome dos ideais deste país", afirmou também Obama, sublinhando esperar contar com ele para o ajudar a governar o país.
Para Obama, a vitória não é "dos Estados azuis nem dos Estados vermelhos, mas sim a vitória dos Estados Unidos da América".
"Se alguém ainda dúvida que este é o lugar onde todos os sonhos são possíveis, o lugar com que os nossos fundadores sonharam, hoje é a resposta", afirmou Obama.
Apesar de satisfeito com a vitória, Obama disse ainda que "amanhã será um dia de grandes desafios, entre eles a guerra no Iraque e a crise financeira".
Obama garantiu que os norte-americanos, enquanto povo, vão conseguir superar a crise.
"Sempre fui honesto com o povo e continuarei a sê-lo. Terei o maior prazer em reconstruir a América que nasceu há 220 anos", acrescentou.
Como Lincoln, antigo presidente dos Estados Unidos, disse uma vez "a amizade é o que nos unirá".
Obama realça que "mesmo aqueles que não votaram na sua candidatura, serão por ele ouvidos e será também o seu Presidente".
"Sim nós podemos", lema da campanha de Obama foi exaltado durante o discurso de vitória, para contar a história da evolução das mulheres nos Estados Unidos, nomeadamente as mudanças ocorridas durante quase um século de vida da sua avó, a quem Obama dedica a vitória.

A eleição de Barack Obama faz as manchetes dos jornais e sites informativos de todo o mundo. Media americanos, britânicos, espanhóis, italianos, franceses e brasileiros são unânimes em destacar que «esta foi uma eleição histórica» e frisam a mensagem do discurso de vitória de Barack Obama: «A mudança chegou à América». Este é aliás, o título da manchete da CNN: «Change has come to América». O site da televisão norte-americana adianta que o candidado democrata ganhou as presidenciais de 2008, tornando-se o primeiro presidente afro-americano da história do país.
«Obama conquista vitória impressionante» é o título do Washington Post. O jornal adianta que esta foi uma eleição histórica e adianta que o candidato democrata é o primeiro afro-americano a chegar à presidência, depois de os norte-americanos terem mostrado claramente que queriam a mudança.
O New York Times destaca no editorial a questão da raça. «Barreira racial caiu numa eleição em que os eleitores compareceram em massa». E adianta que a derrota de McCain é a rejeição ao legado de Bush.
Na Europa, a Sky News usa a frase de Obama como manchete. «A mudança chegou à América» e destaca a eleição do primeiro negro como presidente dos Estados Unidos.
O britânico Times, na sua edição online, volta a usar a mensagem do discurso de Obama, «A mudança chegou». Mas o jornal frisa ainda que Obama herda «um mundo cheio de problemas» que exigirão tempo e dinheiro para resolver.
O Guardian também faz manchete com a «Mudança» e destaca a histórica eleição que escolheu o primeiro presidente negro. «Obama é a esperança da América e a nossa também», é o título do editoral deste jornal britânico.
Na BBC «Obama vence eleição história nos Estados Unidos» é a manchete. «A mudança chegou à América» com a eleição do primeiro presidente negro, adianta.
«Norte-americanos acorrem em massa às urnas numa eleição histórica», diz a manchete do espanhol El País. Democrata tornou-se esta madrugada no primeiro presidente negro dos EUA.
O editorial do El Mundo refere que «O sonho de Martin Luther King cumpriu-se e o sonho americano também». «Obama mudou a cor da história», diz a manchete jornal espanhol, que termina com um apontamento de reportagem: «Chicago ao rubro: Yes we can».
«Obama é o novo presidente», diz a manchete do italiano Corriere della Sera, que frisa também duas frases da mensagem do democrata: «A mudança chegou» e «Mostramos que é possível um governo do povo e para o povo».
«Estados Unidos, a revolução Obama» é o título da manchete do francês Liberation. Democrata será o próximo presidente a ocupar a Casa Branca, mas o pior ainda está para vir. Obama terá de enfrentar desafios enormes.
O francês Figaro tem na manchete «Barack Obama eleito presidente». O democrata conseguiu uma vitória histórica esta quarta-feira, tornando-se o primeiro presidente negro dos Estados Unidos. John McCain já assumiu a derrota.
No brasileiro Globo, «A mudança chegou a América, diz o primeiro presidente negro dos EUA» é o título da manchete. No discurso da vitória, Barack Obama fez um apelo ao espírito de unidade para atacar os desafios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário