04/10/2009

CURIOSIDADES

LCD OU PLASMA ,QUAL DEVO COMPRAR?

Já faz um bom tempo que as TVs no formato tamanho família vem ganhando a preferência na dos consumidores nos últimos anos, todos querem ver seu filme favorito, a novela das oito ou mesmo jogar seu game predileto na TV de 42 polegadas penduradas na parede.

Mas por trás disso existe uma pergunta que deixa muitos na dúvida na hora de efetuarem a compra: TV de Plasma ou LCD ? Quais as diferenças de cada uma ?
Normalmente quando se pergunta para alguém qual é a melhor, normalmente ela responde sem pensar que é a TV de Plasma ! Mas ninguém sabe que a diferença envolvida entre eles que são pequenas mas que a tornam bem diferentes.
Diferenças entre TV de Plasma e TV de LCD

Falando tecnicamente a grande diferença entre os tipos de tela é que as de plasma emitem luz de forma individual em cada ponto de tela, isso só é possível através de “células” de gás neon e xenônio, já nas telas de LCD o brilho depende do famoso “backlight”, que nada mais é do que uma fonte de iluminação que é posicionada atrás da tela e consome mais energia que o próprio painel.

Tecnicamente

Em qualquer um dos casos, cada ponto na tela, que pode ser chamado de pixel é composto por três “subpixels” agrupados entre si: um vermelho, um verde e um azul, que compõem o sistema de cores RGB (Red, Green, Blue)

Nas Telas LCDs, o cristal líquido (Liquid Crystal Display) é o responsável por controlar a passagem de luz ambiente, nos reflexivos, do backlight, nos transmissivos, e ambas, nos transflectivos em cada um dos subpixels.

Vantagens e Desvantagens ( Prós e Contras)

Os LCDs têm a vantagem de serem mais econômicos, pois consome menos energia do que a de Plasma, a diferença de uma TV LCD de 40 polegadas e uma de Plasma de 42 pode chegar até 26%.

Uma desvantagem do Plasma é sua manutenção, que é bem mais cara e está sujeito ao “bur-in”, que causa a queima na tela de imagens estáticas se exibidas por muito tempo, como as logomarcas das emissoras de TV. Nas TVs mais novas esse problema está reduzido, com recursos de deslocar levemente essas imagens de tempos em tempos.

As TVs de Plasma contam com maior ângulo de visão e cores mais vivas do que a de cristal líquido, além de possuir um contraste visivelmente maior, a beleza das cores aumenta nas telas a partir de 42 polegadas, mas é bom tomar cuidado pois com o passar do tempo o padrão começa a perder a qualidade.

Abaixo vocês conferem um resumo do comparativo dos Prós e Contras das duas TVs:

Legal, mas e ai ? qual destes eu devo comprar ?

É difícil escolher um modelo, uma marca ou mesmo uma tecnologia, sem antes saber qual a expectativa com o aparelho e quais são as necessidades que o aparelho deve atender. Tanto uma quanto a outra, apresentam pontos fortes e fracos, e por isso a dificuldade da seleção na hora da compra.
Ta, isso já entendi, mas eu quero comprar uma e agora ?

Pensando no Espaço e Preço

Em resumo, se você pensa em comprar um televisor de até 40 polegadas opte por um LCD , a sugestão é pro não existir plasma desse tamanho. Agora se optar por uma TV de 42 polegadas ou superior opte pela de plasma, na maioria das vezes sairá mais barato do que uma de LCD equivalente.

Outra dica é buscar informações em fóruns, pessoas que já compraram a marca ou modelo que está buscando, analíse todo tipo de informação possível para tornar sua compra mais certa e sem arrependimentos.

Boas Compras !

Nenhum comentário: