![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiVp2u9FGvrwQoMYJgEMDrBRHJ4Ys-ej00FgFV5aDKtKcYiEqgO4ovYTf2Srt-BrYQx5OANGXG4Axxrk_mZ3F4ooLhUut_fQTQRvScDGLecLZa7IaTSaKcg3alYLkBYM89rBhUKHFWohvM/s400/tv_3d_21.jpg)
Uma televisão 3D é um equipamento de televisão que permite a visualização de imagens a três dimensões, com ou sem o auxílio de óculos 3D aplicando técnicas especificas.
Grávidas, idosos, pessoas com insônia e aquelas que tenham abusado do álcool terão que somar mais uma prescrição a sua lista de atividades de risco: a televisão em três dimensões.
Ao menos é o que recomenda o site da empresa Samsung, que já comercializa seus televisores em 3D.
Se você não pertence a nenhum destes grupos não pense que está a salvo dos “efeitos secundários” dos novos televisores.
“Alguns espectadores podem experimentar ataques epilépticos após a exposição a imagens intermitentes de algum filme ou videogame [3D]“, alerta a Samsung, que adverte que não é necessário ter sofrido destes ataques anteriormente ou ter antecedentes familiares para sofrer um destes episódios.
Além disso, será complicado relaxar em frente à tela, pois deveremos estar sempre cientes de possíveis sintomas que nos conduziriam “imediatamente” ao médico, recomenda a Samsung.
Visão alterada, sensação de enjoo, movimentos involuntários como espasmos musculares, confusão, náuseas, perda de consciência, convulsões, cãibras ou desorientação: não é preciso sofrer todos os sintomas de uma vez, diz a companhia. Um basta para apagar a tela e esperar que alguém conte o fim do filme.
E se está com uma criança, deixe o controle por perto, porque você terá que parar a imagem periodicamente para perguntar por cada um dos sintomas.
A melhor forma de evitar todos estes riscos: fazer “descansos frequentes” e aproveitar, assim, para comprovar se notamos a vista muito cansada ou os olhos secos. Se é assim, podemos aproveitar o tempo que passaríamos vendo um filme de duas horas para fazer a limpeza geral da casa.
A Samsung lembra que ver televisão em 3D pode causar desorientação no espectador. Por isso, recomenda que o aparelho não seja colocado muito perto de sacadas nem escadas das quais o espectador possa cair nem de outros objetos nos quais possa tropeçar.
No Brasil
A primeira transmissão ao vivo em televisão fechada em 3D no Brasil foi feita pela operadora de cabo NET numa parceria com a Tv Globo e ocorreu no dia 15 de fevereiro de 2010, exibindo o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro. A segunda transmissão ao vivo em televisão fechada foi a São Paulo Indy 300, porém a transmissão foi para alguns assinantes da operadora de cabo NET Serviços de Comunicação|NET], que foi feita pela mesma numa parceria com o Grupo Bandeirantes de Comunicação.
A primeira transmissão ao vivo em televisão aberta em 3D no Brasil foi feita pela Redetv e ocorreu no dia 23 de fevereiro de 2010, exibindo o Pânico na TV.
A empresa Panasonic afirmou que pretende colocar no mercado Brasileiro tais aparelhos no ano de 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário