02/08/2012


O REI REMIXADO

 
E chegou a hora de o Rei botar todo mundo para dançar — de novo. Em setembro, desembarca nas lojas "Reimixed", álbum com recriações eletrônicas de 14 músicas de Roberto Carlos. O lançamento oficial será em São Paulo, em data a ser anunciada, na "Festa de arromba — Emoções na pista", celebração em que os DJs apresentarão seus remixes, entre desfiles de moda, projeções de VJs e uma exposição de artistas plásticos que irão "remixar" a memorabilia do Rei.
Segundo o produtor artístico de "Reimixed" (e DJ com 27 anos de experiência), Felipe Venâncio, a ideia do disco de remixes surgiu há mais de uma década, época em que "existia um certo deslumbre com o poder subversivo da música eletrônica". Daquele projeto inicial, apenas duas faixas foram lançadas, como bônus do disco de Roberto Carlos de 2002: o "super club mix 2002" do DJ Memê para "Se você pensa" e o remix do DJ de drum n’bass Xerxes para "O calhambeque".
RC ‘à frente do seu tempo’
Entre os remixes que não chegaram ao disco, estava um de Felipe para "O portão", que ele começou a tocar na noite. O sucesso inesperado da faixa acabou ajudando a estreitar as relações entre o DJ e a DC Set Produções, de Dody Sirena, empresário de Roberto Carlos. Há alguns meses, lá estava Felipe Venâncio discotecando no cruzeiro "Emoções em alto mar", quando foi apresentado por Dody ao Rei como "o DJ que fez o remix de ‘O portão’". Ali, (re)nascia "Reimixed".
— Tenho percebido nos últimos anos como essas músicas vêm fazendo sucesso nas pistas — conta Dody Sirena. — E Roberto Carlos cada vez demonstra mais que está à frente do seu tempo. Por isso, entrou com entusiasmo nas ideias e nos projetos que vamos desenvolvendo juntos.
Há cerca de dois meses, depois que Roberto deu a permissão para "Reimixed", Felipe fez uma lista de pouco mais de 20 músicas, da qual o cantor cortou algumas poucas. E aí foi atrás de DJs "com visões mais musicais", divididos entre os criadores fundamentais, os pioneiros dos seus estilos e a nova geração, todos dispostos a respeitar as gravações "na força que elas têm".
— Não dá para pegar "Jesus Cristo", com todo aquele seu peso natural, e redesenhá-la à moda de Ibiza — exemplifica Felipe. — A ideia é vestir a voz dele com uma roupa nova, e não usá-la como instrumento de efeito. O Roberto está em primeiro lugar.
Alguns DJs já estão confirmados no "Reimixed". Saudado na Inglaterra como uma lenda do drum n’bass, o paulistano Marky escolheu remixar "Além do horizonte".
— Gosto bastante da fase 1970 do Roberto, que é bem soul, bem funk, com arranjos fantásticos — diz Marky, já planejando o remix. — Com certeza, vai ser drum n’bass, com uma pitada jazzística.
O carioca Memê volta a trabalhar com uma música de Roberto, desta vez "Fera ferida".
— Fiz o primeiro remix dele, em 1992 ("Se você pensa") — conta. — Há muito tempo eu queria remixar "Fera ferida". Ela tem uma letra dramática e um refrão que é totalmente mãos-para-cima.
Conhecido por remixes para Vanessa da Mata e Seu Jorge, o paulistano Fernando Deeplick ficou com "Eu te amo".
— Quero algo bem moderno e dançante, mas bem brasileiro, bom de ouvir — adianta.
Referência histórica do funk carioca, o DJ Marlboro vai de "Todos estão surdos".
— É uma faixa que funcionou muito melhor na pista do que no rádio — diz. — Quero fazer algo bem soul, com uma parte mais pesada de R&B. Talvez depois faça uma versão funk-favela.
Um catálogo poderoso
DJ do Bossacucanova, o carioca Marcelinho da Lua resolveu encarar "Cama e mesa".
— Ela tem um órgão num desenho jamaicano e um groove que pretendo fermentar na mixagem. Vou chegar a um jungle-canção rasteiro, para todo mundo cantar — promete.
Felipe Venâncio, claro, não vai ficar de fora de "Reimixed". Ele entra com "O portão", talvez em uma versão 2012. Além dos DJs, Felipe está convidando músicos para fazer remixes — Kassin é o único nome confirmado até agora. Um ou dois grandes DJs internacionais também devem participar.
Feliz por enfim estar concretizando esse projeto de mais de uma década ("As coisas com o Roberto se desenvolvem dessa maneira", observa), o presidente da Sony Music do Brasil, Alexandre Schiavo, acha que o "Reimixed" chega em um bom momento.
— É um projeto que vem para aproximar as diferentes parcelas que hoje compõem o público do Roberto — diz, acrescentando que, ao longo dos últimos anos, os projetos de catálogo envolvendo o cantor foram responsáveis pela venda de cerca de 5,5 milhões de discos.




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